No caminho da promessa

No caminho da promessa

Olá pessoal, hoje eu estarei falando sobre um assunto muito importante para nós, que é a nossa promessa.

Em Números 14:01-08 fala sobre o povo de Israel, no qual Moisés libertou do Egito, eles saíram pelo deserto a caminho da terra prometida e já cansados de tanto caminhar, eles começaram a murmurar contra Moisés.

Números 14 - Os israelitas querem voltar para o Egito

01- Então levantou-se com toda a congregação, e alçaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite.
02- E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhe disse: “Ah! Se morrêramos na terra do Egito!” ou “Ah! Se morrêramos nesse deserto!”.
03- E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltar-nos ao Egito?
04- E disseram uns aos outros: “levantemos um capitão e voltemos ao Egito”
05- Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante todo o ajuntamento dos filhos de Israel.
06- E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
07- E falaram a toda congregação dos filhos de Israel, dizendo: “A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa”.
08- Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e nos dará a terra que mana leite e mel.

Podemos perceber que o povo estava a um passo da vitória, mas começaram a murmurar e começaram pensar em voltar para trás, voltar ao Egito, o lugar onde o próprio Senhor os tinha tirado, estavam desistindo da terra prometida, a terra que o Senhor os tinha preparado.

Eles já estavam andando há 40 anos no deserto e não tinham visto nada acontecer, e já cansados, eles decidiram voltar, mesmo sabendo de todo o seu esforço para chegar até ali, eles preferiram voltar para trás. Quantas vezes nós pensamos em desistir? Mesmo vendo cada esforço, cada lágrima, cada pranto nós preferimos voltar, mesmo sabendo de tudo o que passamos para chegar até aqui. É muito mais fácil nós encontrarmos pessoas para nos acusar, nos afrontar, para colocar na nossa cabeça que aquilo que nos foi prometido um dia não irá se cumprir, mas creia sempre, pois quem te fez a promessa foi o Deus que não falha, o Deus que não muda e muito menos Ele é Deus de voltar a trás com a Sua palavra, e se por algum acaso chegar pessoas dizendo: “Desista porque você não vai mais consegui”, olhe apenas para a sua promessa, para aquilo que o nosso Deus te prometeu.

Josué e Calebe queriam continuar, mas o povo não, então o povo de Israel se reuniram e combinaram em apedrejá-lo, pois eles eram os únicos que queriam continuar naquela caminhada.

Quando Josué e Calebe falam como era aquele povo, o povo que habitava na terra prometida, eles ficaram com medo de continuar, pois aquela terra era terra de gigantes e aos olhos deles eram como gafanhotos (Números 13:33), eles não acreditavam na promessa de que o Senhor entregaria aquela terra em suas mãos. Uma coisa muito interessante que eu aprendi foi que se o deserto passa rápido, nós não temos como apreciar a nossa vitória da maneira que Deus quer, mas quanto maior o deserto, maior será a nossa vitória.

Deus não nos decepciona, Ele tem o tempo dele em todas as coisas, não adianta nós querermos apressar, as coisas de Deus acontecem tudo num tempo certo, no tempo determinado por Ele.

Aquele povo andou por 40 anos, e quando finalmente chegaram bem próximo daquele lugar o Senhor falou com Moisés para que ele enviasse 12 homens para espiar a terra de Canaã, dois deles eram Josué e Calebe no qual eu tinha citato, e após eles avistarem aquele lugar, depois de observar o que Moisés lhe tinha ordenado (Números 13:18-20), eles chamaram aquele lugar “o vale de Escol”, por causa do cacho de uva que dali cortaram (Números 13:24).

Ao chegarem perto de seu destino, eles viram aquela muralha que tinha 9 metros, Deus disse a Moisés para eles darem 7 voltas ao redor dela, e durante 7 dias eles andaram 32 km, e no 7º dia o Senhor disse para eles darem mais 7 voltas naquele mesmo dia, então eles marcharam ao redor daquela muralha e quando eles gritaram aquela muralha de 9 metros foi ao chão.

Agora eu te pergunto, Deus te prometeu? Então não desista porque Ele vai cumprir a Sua promessa sobre a sua vida, apenas no tempo determinado por Ele. Muitas vezes Ele nos testa, testa a nossa fé, mas quando Ele vê que estamos firme, que estamos forte, caminhando sem desistir quando menos esperamos Ele vai cumprir tudo o que Ele nos falou.

Creia sempre, não desista, vai até o fim a caminho da sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.